PlacLux participa da apresentação do Parque de Inovação Tecnológica e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC).

PlacLux participa da apresentação do Parque de Inovação Tecnológica e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC).

Nesta terça-feira (10/12) a PlacLux participou da apresentação do Parque de Inovação Tecnológica e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC) que está sendo realizado pela Universidade de Brasília (UNB).

O evento ocorreu na Associação Brasileira de Construção Metálica (ABCEM) em São Paulo e reuniu as principais empresas que formam a cadeia produtiva do Light Steel Frame no Brasil.

O propósito foi aproximar o mercado do setor acadêmico e viabilizar a construção em Light Steel Frame de uma unidade de saúde dentro do parque tecnológico e fazer da edificação um exemplo de respeito às normas técnicas vigentes, produtividade, desempenho energitérmico, eficiência hídrica e baixo impacto ambiental, e que possa ao final ser modelada pelos estados , municípios e iniciativa privada.

A PlacLux acredita e investe na integração com as universidades como forma de fomentar o crescimento do Light Steel Frame e sistemas industrializados de construção.

Sobre o PISAC:

O Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído – PISAC é um centro de referência em tecnologias sustentáveis que trabalha em rede, como catalizador de capacidades técnicas consolidadas no país e internacionalmente, visando à pesquisa e desenvolvimento com foco no ambiente construído. O parque é um ambiente diferenciado dado que é um laboratório vivo, localizado dentro do campus da UnB – Darcy Ribeiro, na região centro-oeste, contemplando uma área de preservação do cerrado.

O PISAC é um projeto que recebe apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e é resultado de uma parceria entre agentes públicos e privados do Brasil e do Reino Unido envolvendo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC); a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); o Building Research Establishment (BRE/UK); a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis FAU/CDS/FGA), que coordena o projeto no âmbito do convênio UnB e FINEP, com o apoio do Centro de Excelência Comunidades Integradas Sustentáveis da BRE/UnB.

O modelo de parque tecnológico do PISAC tem características distintas de um Parque Tecnológico convencional, não possuindo uma incubadora de empresas, laboratórios de testes específicos ou abrigando centros de pesquisas de grandes empresas. O PISAC promove a mudança de paradigmas por meio do desenvolvimento, testes e disseminação de inovações e tecnologias sustentáveis para processos e produtos do ambiente construído. O PISAC busca integrar diferentes atores da sociedade, por meio do desenvolvimento de redes, compartilhamento de responsabilidades e expertises, trabalhando de forma integrada e interconectada.

Este é um projeto inovador em sua concepção e implantação, que vem fortalecendo sistemas de aprendizado das organizações envolvidas e vem testando modelos inovadores no contexto de universidades públicas brasileiras, em que as pesquisas são financiadas por meio de captação de recursos, junto a instituições fomentadoras, e por meio da venda de produtos. Com a premissa de ser um projeto autossustentável, as atividades desenvolvidas são realizadas com a participação de redes de docentes, discentes, profissionais e empresas que atuam no setor da construção. Sua sustentabilidade financeira se estrutura no desenvolvimento de pesquisas e inovações e na comercialização de serviços distribuídos em quatro grandes áreas de negócio: Construção, teste e demonstração de Protótipos, Educação, Eventos e Consultorias – cada uma delas independente financeiramente uma das outras, mas complementares em termos de oportunidades de oferta de serviços correlacionados.

O PISAC está sendo gerido como um projeto de pesquisa no âmbito da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da UnB (FINATEC) e está iniciando as suas atividades de treinamento, capacitação e consultorias, antes mesmo da construção da sua sede. O projeto arquitetônico propõe a construção de quatro blocos principais onde funcionará a sede do PISAC e uma Praça de Protótipos.

Saiba mais sobre o PISAC, acesse: pisac.unb.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.